sábado, 10 de agosto de 2013

A SAIA XADREZ DURANTE AS DÉCADAS

Nestas minhas pesquisas virtuais, o que percebi é que uma estampa que nunca saí de moda é o xadrez. Desde 1920 já tenho imagens com este tipo de padronagem, de todas as cores e modelos.
Mas o que realmente me chamou a atenção é a variedade de saias xadrez que as mulheres usam desde o início do seculo XX até hoje! 
Fiz uma pesquisa sobre os tipos de xadrez e uma seleção imagens de saias com esta padronagem desde 1920 até 1990 para vocês! Espero que gostem!

XADREZ TARTAN OU XADREZ ESCOCÊS:
Originário das padronagens utilizadas pelos clãs escoceses.
Sua característica principal é possuir listras coloridas que criam desenhos de variadas larguras.
Embora o mais conhecido seja o tartan de predominância vermelha, existem milhares de variações de cores

XADREZ MADRAS:
Surgiu na Índia, no final do século XIX. Com padronagem mais delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas, de fio tinto que é formado na tecelagem.
Caracteriza-se pelo desenho irregular, misturando listras horizontais e verticais de várias espessuras e cores vibrantes como pink, açafrão, azulão, roxo e laranja

XADREZ VICHY OU MEDEVI SQUARE
De quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e aquelas toalhas de cantinas italianas. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto. .
No mundo da moda esses quadradinhos pequenos marcaram as décadas de 50 e 60. Mas, atrizes já vestiam o xadrezinho bicolor nos anos 20, como a famosa Clara Bow. Por essas e outras, a Vichy é uma das estampa queridinhas das pin ups.

XADREZ PRINCIPE DE GALES:
Designa uma padronagem que possui listras horizontais e verticais, que tem a cor modificada nos espaços em que as linhas se cruzam, produzindo um efeito de contraste. Geralmente confeccionado em lã, apresenta variações de cores.
Muito usado em peças de alfaiataria, com uma padronagem muito elegante, costuma ser de cores sóbrias, como o cinza e o preto,
Para as mulheres, a padronagem já foi muito modernizada e é possível encontrar em várias cores.

XADREZ PIED DE POULE E PIED DE COQ:
 O xadrez pied-de-poule ficou popular através de Coco Chanel. A padronagem desta estampa lembra um pé de galinha, o que originou o nome. O pied-de-coq é o mesmo tipo de padronagem, só que maior, e significa pé de galo.

XADREZ BURBERRY:
É um padrão clássico da grife britânica Burberry, aparecendo como forro de casacos e bolsas da marca, além de perfumes e acessórios. É uma das padronagens mais copiadas pelo mundo.

XADREZ BUFFALO:
Também conhecida como Buffalo Plaid, é uma forma mais simples de xadrez com apenas duas cores e listras mais grossa, originalmente apenas em vermelho em preto. É tipicamente americana e considerada a estampa dos lenhadores, que usavam esta padronagem em suas camisas de flanela.  Diz a lenda que, recebeu este nome porque os índios trocavam couro de búfalo por esse tecido.  com o passar dos anos, tornou-se conhecida também em outras cores

XADREZ ARGYLE: 
É o xadrez com padrão a partir de losangos transpassado por listras geralmente em cores contrastantes. É muito comum em suéters, cardigans e meias.

XADREZ GRUNGE:
Estampa usada desde o século XVI é originada do Tartan dos clãs da Escócia e País de Gales. A peça que marcou o estilo grunge e que funciona como casaco leve nos dias de temperatura amena, surge em versões atualizadas, marcando o início de um revival da década de 90. Feitas de flanela, um tecido macio e felpudo resultado da mistura de algodão com lã.

Agora um pouco de história da Moda, com imagens das saias xadrez durante as décadas:

DÉCADA DE 1920:

DÉCADA DE 1930:


DÉCADA DE 1940:







DÉCADA DE 1950:






DÉCADA DE 1960:




DÉCADA DE 1970:



DÉCADA DE 1980: 


DÉCADA DE 1990:



De fato, o xadrez nunca sai de moda!

Gostaram?
Até a próxima!

4 comentários: