quarta-feira, 30 de abril de 2014

A BANDEIRA AMERICANA NA MODA

Os norte americanos tem uma tradição que eu particularmente gosto muito ( e morro de inveja), que é a de usar roupas temáticas nas festas. Por exemplo, roupas com papai noel, renas e bonecos de neve no natal ( alô Mark Darcy) ou roupas com coelhinhos na páscoa e em 4 de julho ( dia da independência dos E.U.A) não podia ser diferente.
Olha que legar estas fotos vintage que achei:


















A bandeira americana em roupas, fora do contesto temático/ festivo, teve sua estréia com os hippies nos anos 60. 
Abbie Hoffman, um ativista político norte americano marcou época usando uma camisa com a bandeira americana em um protesto em Washington no ano de 1969 ( para quem não conhece muito a história dos EUA, posso usar como referência, de uma maneira lúdica, o discurso que o Forrest Gump fez no filme de mesmo nome sobre a guerra do Vietnan... lembram?)



Em 1970, Mick Jagger usa no filme "Gimme Shelter "um chapéu com a bandeira norte americana, que também ficou famoso na época.



Os hippies, nos anos 60/ 70 abusaram da roupas e acessórios com bandeiras norte americanas, como forma de protesto







Nos anos 80, encontrei alguns editoriais :






Porém quem marcou época foi Axl Rose ( vocalista do Guns N´Roses), talvez já adiantando uma moda que viraria febre nos anos 90:




Nos anos 90, mas especificamente 1993 ,o estilista Ralph Lauren lança a linha Polo Sport, voltada a moda fitness e esportiva e fira febre na época. Inclusive a marca era a oficial, usada pela equipes esportivas dos E.U.A.
A linha Polo Sport nos traz uma repetição da bandeira dos Estados Unidos, em logos, estampas inclusive em produtos como ursinhos de pelúcia e perfumes.
( eu era louca por um daqueles ursinhos....)










A bandeira dos E.U.A vira febre na moda, usada por artistas de época e estampando várias revistas:












Atualmente, esta moda aparece de vez em quando, em forma de shorts customizados, jaquetas, vestidos... 
Alguns "famosos" como inspiração ( de várias épocas diferentes)
















Você sabia que nos E.U.A existe uma lei que proíbe o uso de camisetas ou outros artigos de vestuário com a bandeira norte americana em escolas e universidades?
Pois é!

BÔNUS:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário