sábado, 19 de julho de 2014

HISTÓRIA DA MODA- BOLSAS ANOS 40

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), muitos materiais sumiram do mercado devido ao racionamento. Portanto foi preciso usar de muita criatividade para substituí-los. Não é a toa que no quesito acessórios, esta época é considerada uma das mais criativas deste século.

As bolsas de couro, muito populares nas décadas passadas se tornaram artigos de luxo. Bem como as bolsas com fecho de metal ou zíper ( devido ao racionamento da matéria prima, o metal e o couro, agora eram usados na fabricação de armamentos e insumos de guerra):











As bolsas escolares, usadas na década passada, agora eram usadas no dia a dia. Quase ninguém tinha condições nem disponibilidade de comprar bolsas novas, então usavam o que tinham em casa mesmo.


O famoso DIY ( Do It Yourself- ou Faça você mesmo) era "lei" naquela época, revistas com moldes de bolsas e roupas eram muito populares.
As bolsas agora eram na sua maioria em tecido :










Feitas com técnicas artesanais ( tricot, crochet):







confeccionadas com materiais alternativos como o Vime :






E madeira ( lançadas por Lelong, em 1941,  ganharam popularidade e invadiram as ruas)
Não encontrei imagens da época, porém estas abaixo são originais dos anos 40:


O plástico também era usado bem como o Rayon:


O tamanho era grande, pois havia a necessidade de estar preparada ou carregar muitas coisas ao mesmo tempo.



As bolsas no estilo "saco" , que surgiram na década de 30, agora feitas de tecido, se tornaram muito populares e normalmente eram feitas em casa:










 Muitas mulheres trabalhavam em fábricas na época, então surgiu a necessidade de praticidade nos acessórios. As bolsas se tornaram maiores, mais quadradas e mais fáceis de carregar, refletindo o desejo de "auto suficiência". A bolsa tira colo ou carteiro é um reflexo desta praticidade e também foi muito usada :










Inspirados nos uniformes militares, surgem pequenas bolsas ou "bolsos" usados nos cintos. Seriam os primórdios da malfadada pochete?









Em 1947, surge o modelo Bamboo da marca Gucci, respondendo a pressão de encontrar materiais alternativos que não estivessem dentro do racionamento. O modelo foi um sucesso e até hoje o é:


Imagem abaixo datada de meados dos anos 50:


Curiosidade:
Olha só este artigo da revista Life, de 1945, que encontrei no blog "My Pretty Baby Cried She Was a Bird"  ( o link para a edição da revista completa clique AQUI) com o conteúdo da bolsa de algumas famosas da época:
( clique nas fotos para ampliar)








Nenhum comentário:

Postar um comentário