quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A MODA DAS ANOS 90 - FAMILY ALBUM

Sei que  ainda não fiz nenhum post sobre a moda dos anos 90, mas reorganizei as fotos que tenho aqui em casa e encontrei algumas pérolas da moda, que vale a pena comentar.
Durante minha pré adolescencia e adolescencia nos anos 90 passei por muitas "fases", desde a fase "uso a roupa que minha mãe escolheu pois é mais confortável", até a patricinha, hippie moderna e skatista.
Olhar estas fotos hoje dá até vergonha, mas vale a pena analisar as roupas.
Estas fotos são do meu arquivo pessoal e tenho como intuíto apenas comentar a moda época. Caso alguma pessoa que esteja numa destas fotos se sinta prejudicada de alguma maneira, por favor entre em contato comigo, que retiro o rosto da  foto, mas já adianto que esta não é minha intenção expor ninguém.

Bom, a foto abaixo foi tirada em meados de 92/93. Foi minha primeira "exposição". Eu fazia escolinha de artes e no final de cada semestre tinha uma exposição com os trabalhos. "Criei" uma máscara de bruxa de gesso ( na foto, à direita, abaixo).
Esta foto mostra uma tendência muito forte dos anos 90- Pantalonas estampadas,cintura alta, com elástico na cintura, com cores vivas e principalmente cores fortes. Detalhe na faixa na cabeça combinando... Lembro que quando comecei a me importar com as roupas que vestia, uma das lições de minha mãe era que tudo tinha que combinar... bolsa, sapato, cinto, tudo da mesma cor. Resquícios da moda monocromática dos anos 80.


Outra tendência do início dos anos 90 era o corte de cabelo estilo Sandy e Jr. O problema é que meu cabelo sempre foi crespo e enrolado, então imagina só o estrago.... ( vê-se bem por esta foto). Minha mãe bem que tentou me convencer, mas não adiantou de nada.
Nas roupas os conjuntinhos, ( shorts e camiseta da mesma cor ou estampa) e as cores Neon, resquícios da moda dos anos 80 mas que até fez bastante sucesso no início dos anos 90.


Nos anos 90 outra moda horrorosa entre os adultos e crianças eram os famosos conjuntos de moletom. Calça e moletom combinando, que eram vendidos juntos. Às vezes ambos da mesma cor, às vezes a calça lisa com o moletom estampado mas com a cor combinando com a calça.... Ave!
E ainda usava com tenis e a meia aparecendo ( quando a calça de moletom era justa no calcanhar!)
Outra moda que era Hit dos anos 90 eram as camisetas estampadas com personagens de desenho.
Os personagens estavam em tudo: moletons, nas calças jeans, nas jaquetas, na mochilas... estar na moda era ter algum peça estampada com O Mickey, o Piu- Piu.... O que pegava mesmo era comprar roupa da Side Way ( que depois virou Side Play e hoje nem sei se ainda existe...)


Para mim esta roupa que estou usando nesta foto abaixo era uniforme: Calça Bailarina, camiseta de personagem ( ou da Banana Republic ou do Big Johnson) e meu Rebook preto.
Eu tinha uma calça bailarina de cada cor e as combinava de acordo com as estampas da minha camiseta.
No lado direito da foto, meu primo usa uma calça de moletom com estampa de um time de basquete ( outro Hit dos anos 90 eram os bonés, jaquetas e calças dos times Charlotte, Lakers etc). E a camiseta Hard Rock. Melhor ainda se você tivesse comprando a camiseta ao visistar um Hard Rock, seja em Cancun, seja nos E.U.A. , aí sim você era descolado.


Olha só meu irmão com camiseta de personagem e minha mãe com uma camiseta largona, praticamente um vestido e a bolsa de couro estilo saco,  que também foi muito usada nos anos 90


Outra moda, para o clã das "patricinhas" eram as roupas da Ralph Lauren. Caréssimas, eram símbolo de status. Para os meninos: bonés, pólos e moletons ( aquele de lã, com a bandeira dos estados unidos, lembra?), para as meninas tinha as pólos mas tambéms os moletons com aquele ursinho, ou mochilas.
Obviamente naquela época já existiam os fakes e tive praticamente todas as minhas peças "de marca" desta modalidade. ( todas as minhas camisetas da Banana Republic e do Big Johnson meu pai comprava na loja de um, chinês perto do escritório dele)
Mas a pólo que visto na foto da esquerda era uma original, que eu morria de orgulho, pois juntei meu rico dinheirinho e consegui ir na Ralph Lauren do Iguatemi e comprar minha primeira roupa original da Ralph Lauren.( e única até hoje, haha!)
Na época tinha a moda também de uns brincos grandes, com penduricalhos prateados com a temática indígena ( também uso um na foto), que vendia a rodo na feirinha do Guarujá.
Pena que não dá para ver meu pé, pois eu tinha uma Melissa fumê inseparável, que eu usava com tudo.
Na foto do meio, estou no meio melhor estilo "patricinha". Meio fake, pois o moletom da Ralph Lauren foi comprado no chinês e mais uma vez pena que não dá para ver meus pés, pois eu usava um daqueles tênis com salto horrorosos, que eram de lona com o bico, a lateral e o salto em borracha, todo bege.... ave! mas também foi super moda ( pena que não achei nenumha foto dele, pois vale a pena relembrar!)
Na minha cintura um Walkman! Uau! Tava me achando!


Esta foto abaixo é de 1996. A moda dos anos 80 ainda tem alguma presença no dia- a dia, como o uso de conjuntos esportivos em tactel, com cores chamativas

Olha eu em 1996, usando a gargantilha preta feita de meia calça.... ( Ave! Medo dessa minha foto! )


Outra moda dos anos 90 eram os moletons estampados. Tinham os de marca e também aqueles de faculdades e cidades americanas. Essa foto é de 1997.
Detalhes nas calças tipo bailarina e fuseaus, que combinavam muito bem com os moletons largões.

1997 foi um ano marcante para mim.
Troquei a patética busca pelo status social pela revolta. Adeus Ralph Lauren! 
Tudo começou com um estilo meio hippie, meio praiano. Eu usava milhares de colares,pulseiras e brincos na orelha . Nesta época completei 3 furos numa orelha e 2 furos em outra. Eu usava em média 2 brincos em cada furo, nenhum com o par.. então imagina só....
Nos pés só papetes. Roupas apenas confortáveis. Lembro que nesta época foi lançada a calça jeans de moletom. Eu tinha uma verde militar e outra marrom. Era muito confortável, mas ela não foi para frente pois com o tempo a calça laceava e ficava caindo.


O ano de 1997 foi também o meu ano do Nirvana . Não o Nirvana no sentido esotérico, mas a banda Nirvana. Kurt Cobain mudou não só minha vida, mas meu jeito de vestir.
Começou como algo meio grunge, com shorts desfiados, all star, macacão jeans e acabou numa pegada mais skatista, com calças largas cintura baixa, correntes de carteira, e all star.....
Essa pegada meio skatista/ hip hop estava bem na moda nos anos 90. Choveu homens e mulheres com calças baixissímas, com a cueca aparecendo ( sim, algumas mulheres usavam cuecas samba canção por debaixo da calça).
O que me lembra que a cueca samba canção na época virou meio shorts e as mulheres as usavam, com estampas engraçadas e de personagens junto com blusinhas  e tênis. OOOOO fase.....
 Em 1990 eu tinha 7 anos e  finalizei a década com 16/17 anos, no auge de minha adolescencia e embora eu não tenha vivido o grunge no seu ápice, ( só conheci o Nirvana 3 anos opós a morte do Kurt)  e claro, tenha vergonha de algumas "fases", só tenho lembranças boas dos anos 90. Para mim foi uma época de descobertas e transformações.
Espero que tenham gostado! Eu adorei rever minhas fotos antigas e lembrar de toda essa época.
Já aviso que estou preparando novos posts sobre a moda vintage, com fotos da minha família nos anos 70 e 80 .

Um comentário: